O que é e para que serve a fisioterapia pélvica?

A fisioterapia pélvica é uma especialidade que tem por objetivo evitar e/ou melhorar a perda de força na região do assoalho pélvico, que é responsável por sustentar órgãos como bexiga, útero, intestino e tudo que está situado na região abaixo do abdômen.

Esse tipo de fisioterapia é uma das melhores opções de tratamento das disfunções da área pélvica, visto que pode ser realizado como forma de prevenção antes que a doença se instale.

Um dos problemas mais comuns no enfraquecimento da musculatura pélvica é a incontinência urinária. Também existe o risco de queda da bexiga e do útero. Alguns dos motivos para essas disfunções são: falta de exercícios, obesidade, doenças na bexiga, cirurgias que possam ter machucado a área pélvica e até mesmo a gravidez.

Além de auxiliar as mulheres no período de gestação, a fisioterapia pélvica pode ajudar também nos casos de endometriose e no pós parto.

Mas, essa especialidade da fisioterapia é indicada somente para mulheres? Não, nos homens, a musculatura da região pélvica também é muito importante, pois é responsável por sustentar as costas, o abdômen, a bexiga, o intestino, além de envolver a base do pênis.

A fisioterapia pélvica auxilia na saúde sexual, urinária e fecal dos homens. Além de tratar a incontinência urinária, pode ajudar também com a disfunção erétil e ejaculação precoce.

Como a fisioterapia pélvica pode ajudar na prevenção de doenças?

A fisioterapia pélvica ensina exercícios de fortalecimento e prevenção. Com a região pélvica mais forte, a chance de ter bexiga baixa ou até uma laceração no parto natural é bem menor.

As principais disfunções que podem ser prevenidas nessa especialidade da fisioterapia são a incontinência urinária e a incontinência fecal.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia a incontinência urinária atinge mais de 70% das mulheres mundialmente, sendo 20% delas adultas e 50% são mulheres idosas. Com a fisioterapia pélvica, é possível prevenir e tratar a incontinência, por meio de procedimentos do treinamento da musculatura do assoalho pélvico.

Outro momento da vida em que este tipo de fisioterapia é essencial é na menopausa. A redução do nível de hormônios na menopausa diminui o tônus muscular e pode provocar incontinência urinária.

Saiba como é feita fisioterapia pélvica

Para realizar a fisioterapia pélvica, é recomendado que o paciente tenha uma análise física completa sobre o assoalho pélvico.

Após o diagnóstico, normalmente é criado um plano de cuidados personalizado para cada paciente. O fisioterapeuta utiliza algumas técnicas na realização do tratamento, tais como:

  • Exercícios do assoalho pélvico – a fisioterapia pélvica ensina principalmente a contrair e relaxar a região do assoalho pélvico em relação a outros músculos. Mas, outros exercícios são abordados e complementados, como o exercício de respiração.
  • Terapia manual – são técnicas utilizadas para prevenir e tratar as mais variadas disfunções. Seu objetivo é normalizar e equilibrar alterações musculares. Se agrupam como massagens e alongamentos que influenciam na postura, circulação e mobilidade.
  • Biofeedback do assoalho pélvico – é um exame específico para observar como estão os músculos do assoalho pélvico do paciente.
  • Estimulação elétrica – é feita a partir de uma corrente elétrica de baixa tensão e usada com o objetivo de estruturar e melhorar contrações musculares.
  • Dilatadores vaginais – indicados em caso de incontinência e desconfortos ou dificuldade no momento da relação sexual.

Fisioterapia pélvica em Brasília

O Centro de Tratamento Fisioterápico e Bem Estar – CETFISIO possui profissionais capacitados e experientes no tratamento da fisioterapia pélvica e todas as suas especificidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também:

Em breve mais postagens.

CETFISIO

Ortopedia
Fisioterapia
Acupuntura e demais especialidades no Gama